Tudo na vida se vence !!!

Lúpus

Lúpus
Temos de viver em PAZ

sexta-feira, 19 de março de 2010

O que nos faz mal?


SOL - Embora a sensibilidade seja variável de doente para doente.
STRESS EMOCIONAL - Provocado, entre outros factores pela própria doença.
STRESS FÌSICO
INFECÇÂO - Sendo o principal factor de causa de morte.

TIPOS DE LUPÚS:
- Discoide -só na pele.
- Sistémico - mais grave, generalizado.

O Lupús Discoide é seguido normalmente por um dermatologista, embora se deva efectuar um estudo mais completo, por forma a detectar a possibilidade de se ter Lupús sistémico não declarado
No Lupús Sistémico só 25% dos doentes é que têm lesões na pele, e que não são permanentes
A tal BORBOLETA de que tanto se fala, é uma mancha encarnada, eritmatosa (com saliência), que aparece nas bochechas (malares) e em que o nariz representa o corpo da borboleta.
Só 25% dos doentes com Lupús é que alguma vez tiveram essa BORBOLETA (EU TIVE, BEM VISIVEL), tão característica que só por si permite o diagnóstico ( no meu caso, uma amiga enfermeira mal me viu e disse que eu tería Lupús, mas ainda não havia sido diagnosticado).
O Lupús Sistémico pode surgir um qualquer idade, embora a maior incidência ocorra na puberdade (temos casos de crianças com 2 anos e de adultos com 80 anos).

3 comentários:

  1. Olá minha linda, já estive a ver o blog e reparei que tem medicamentos que eu tambem tomo como por ex: plaquinol, ogasto, medicorte, ideoos. Já tomei o Imuram mas não me dei nada com ele, fazia hemorregias nasais coisa á qual eu não dava importancia e afinal já era um sintoma de AVC.

    Beijinhos grandes
    fatima fernandes

    ResponderEliminar
  2. oi, meu nome é SANDRA NASCIMENTO,moro em ITUVERAVA-SP. já estive com o lupus em atividade.
    durante um ano inteiro, com o rosto e o corpo todo manchado, agora esta contolado na pele, mais vivo com muita fraqueza e tonturas, dor na cabeça,desonimos,dores musculares,e também nas juntas.
    tem dias que não consigo pegar nem um tipo de peso. esse lupus que deu nos meus exames é o eretematoso sistemico, agora apareceu pontilhado grosso. obrigada pelo blog
    bjos: sandra

    ResponderEliminar
  3. descobri que tenho lupus a um ano,quando desmaei e fui levada para o hospital,quando acordei estava na uti,quase morri.O meu lupus é sistemico,tive acometimento renal grave.O que é estranho é que eu não apresentava nenhum dos sintomas descritos pelo médico,eu estava bem e de repente.mas hoje levo uma vida normal sem dores nem inchaço,estou muito feliz.

    ResponderEliminar