uma doença complexa em que os sintomas não são iguais para todos os doentes. identificar e conhecer a doença facilita o diagnóstico precoce e permite melhorar a qualidade de vida.
É uma doençs em, que as defesas do organismo perdem a capacidade de reconhecer o próprio organismo, reagindo erradamente contra células normais, causando lesões várias. afecta pessoas de qualquer idade, sexo ou raça, e inicia-se por razões desconhecidas.
Não é contagioso, pode haver tendência familiar, e é mais frequente na mulher.
TIPOS DE LÚPUS:
*Lúpus Cutâneo - afecta apenas a pele, provoca manchas na cara, pescoço ou cabeça, muitas vezes com aspecto de borboleta (nas bochechas as asas e no nariz o corpo).
*Lúpus eritmatoso Sistémico - pode afectar vários orgãos, incluíndo, pele, articulações, pulmões, sangue, coração, rins, fígado, cérebro e sistema nervoso.
*Lúpus provocado por medicamentos - é uma variante rara do LES, e pode surgir poer efeito de alguns medicamentos. A paragem dos medicamentos leva ao desaparecimento dos sintomas ao fim de semanas ou meses.
Quais os SINTOMAS:
Pode variar, o que dificulta o seu diagnóstico. Apresentam oscilações, em que há sintomas que aparecem durante algum tempo e desaparecem a seguir, os mais frequentes são:
. Vermalhidão ou alterações na cor da pele da cara
. dores e inchaço nas articulações (senti)
. febre (tive)
. cansaço intenso e prolongado
. anemia ( tive)
. dor no peito quando respira profundamente
. sensibilidade ao sol (fotossensibilidade, tive!!)
. queda de cabelo (tambem tive)
. pontas dos dedos azuis (Sindrome de Raynauld, tambem tive)
. feridas na boca ou nariz (tive aftas e feridas nariz)
Como se saber se TEM LÚPUS?
O LÚPUS pode ser confundido com outras doenças. Só há certeza do diagnóstico após exame médico, exames laboratoriáis e, em certos casos, biópsia da pele (como eu fiz duas:face e nádega), ou do rim.
Não existe um teste especifico para o diagnóstico correcto, por issso pode ser demorado.
COMO SE TRATA?
Não tem cura, mas os sintomas e complicações podem ser aliviados.
A MULHER COM LÚPUS PODE ENGRAVIDAR?
Pode. A gravidez deve ser planeada e iniciada nos períodos sem sintomas, e a futura mãe deve ser seguida numa consulta da especialidade porque tem maior risco ou agravamento dos sintomas.
QUAIS OS CUIDADOS A ADOPTAR?
Exposição ao sol com
protecção: protector solar, chapéu, óculos, camisola, etc...
Ter uma
alimentação cuidada;
Aplicar
calor húmido nas articulações quando tem dores;
Praticar
exercício moderado e evitar o cansaço;
Evitar o
Stress;
Tratar das infecções ou febre imediatamente;
Informar o médico sobre os medicamentos que toma, porque alguns podem provocar reacções adversas semelhantes ao LÚPUS(já me sucedeu, com o Clavamox quando extraí o dente do siso:().